terça-feira, 19 de outubro de 2010

VERGONHA DO KARATE.

Velhos tempos aqueles quando tínhamos orgulho de lutar karate.
Tínhamos orgulho de dizer que éramos karatecas.
Tempos quando lutar e ser campeão de shiai kumite era coisa de gente corajosa.
Hoje em dia, com o MMA na moda, as pessoas apreciam um esporte mais sangrento e violento, onde os esteróides reinam.
O shiai kumite, aos olhos dos leigos virou coisa para crianças.
E o pior, é que aos olhos dos karatecas menos especializados também virou coisa de viado.
Esses karatecas, que formam a maioria da plebe karateca, sentem vergonha do karate em vista do Muhay Thay, do jiu jitsu e do MMA.
Eles treinam golpes dessas outras artes marciais, complementando seu karate, ou então dizem que no karate forte e verdadeiro tem esses golpes também.
Esses karatecas ganharam um herói, quando o sensei Lyoto ganhou o mundial de vale tudo.E ganhou porque aprendeu outras artes marciais e não porque o karate é uma arte completa; também esquecem que Lyoto já participou de muitos campeonatos de Shiai - e se deu bem.

Quantos karatecas não treinam arm lock, embora não saibam lutar no chão? E os que passam horas treinando calejamento e porrada em saco de pancada, embora não saibam usar num contexto de luta por não dominarem tempo e distancia como um bom karateka deve dominar?
Quantos desses karatecas já não adotaram o karate Daido (que tem seu mérito), por acharem que esse é o karate verdadeiro, pois parece MMA? Quantos já não foram para o karate de contato , por acharem que ele é mais eficiente para lutar no MMA?
É o complexo o que muitos praticantes de nossa arte pensam: olham pra porradaria e pensam "isso é demais!" e não analisam o uso da distancia, das sequencias, do timming... acham que força e resistencia é a única coisa que importa.

Mas e o velho karate, aquele do shiai kumite?
O velho karate continua vivo, e cada vez melhor.
Sim, pois sobraram pessoas que não confundiram o karate com a luta de vale tudo, e gostam do jogo chamado shiai kumite.
Essas pessoas sabem que o karate é bom, apesar dele não ter sido criado para ser usado em desafios em arenas fechadas, e sim para livrar seu praticante de situações de defesa pessoal, onde sua integridade sofre perigo, no dia a dia.
Sabem também o quanto é divertido lutar shiai kumite e o quanto essa modalidade tem ciência.
Todo estilo de karate tem suas qualidades, mas é impressionante como tem gente do shotokan que tem vergonha do próprio estilo e fica babando pelo dos outros.

A verdade é que os karatecas em cima do muro, treinam karate pensando no MMA e acabam ficando ruins nos dois lados.
Não ganham no karate, pois não possuem a noção de tempo-espaço, e nem no MMA, pois não possuem os atributos necessários; ficam na ilusão!
OSS!

2 comentários:

  1. Home







    SEISHIN KARATE-DO KYOKAI - SKK





    Karate no MMA

    pelo Sensei Joil Pimentel Dias

    O Karate japonês no decorrer dos anos sofreu muitas modificações, seja na sua forma de treinar, seja nos objetivos a serem alcançados em seus treinamentos.

    Muitos estilos foram criados, num total de mais de 50 estilos, o que desfigurou o karate tradicional que se praticava na ilha de Okinawa, o berço do karate.

    Infelizmente, o karate virou comércio, luta pelo simples prazer de lutar, competição em busca de medalhas, sem levar em conta a sua essência e sua filosofia, com raras exceções.

    O treinamento do karate, antes de qualquer coisa, deve estar voltado para a mente e o corpo, desenvolvendo aptidões físicas na busca do equilíbrio mental, mas não se pode esquecer que é uma arte de luta, onde se busca aprimorar técnicas de defesa e ataque, com o objetivo de se terminar um combate com apenas um golpe, sempre utilizado para se defender e nunca para o ataque. Dominado o adversário a luta se encerra, não se admitindo covardias ou desrespeito.

    A verdade é que o karate esportivo enfraqueceu essa nobre arte de luta. A distribuição de faixas-pretas para atletas, simples ganhadores de medalhas, é um erro que precisa ser corrigido. Não se pode graduar um faixa-preta apenas por ser um ganhador de medalhas, outros princípios devem ser verificados, como: o equilíbrio emocional, sua postura moral, conhecimento dos princípios éticos e filosóficos que envolvem a arte, conhecimento das técnicas e seus fundamentos, capacidade de suportar pressão e criar soluções em uma situação de combate, enfim, ter condições reais de suportar o peso de uma faixa-preta na cintura.

    Felizmente, muitos atletas do MMA descobriram o Karate e o estão treinando como complemento, ou mesmo, como arte principal de luta, obtendo resultados expressivos e com a utilização de técnicas, seja de socos ou pontapés, ou mesmo, de movimentação, nunca antes vistas por esses lutadores profissionais, muitos oriundos do Jiu-jitsu, do Boxe Inglês ou do Muay Thai. Treinando o Karate, eles estão se envolvendo um pouco com a filosofia dessa arte, modificando sua postura no koto, na vida e mostrando para o mundo essa nobre e eficiente arte de combate.

    Muitos atletas de MMA já eram praticantes do karate Kyokushin, mas a mídia preferia falar das outras artes que eles treinavam, já que o Karate, fraco como vem sendo mostrado nos dias de hoje, trazia pouco interesse na mídia devido a sua falta de credibilidade. A verdade é que nenhuma arte de luta é completa, motivo pelo qual esses gladiadores modernos são praticantes de diversas artes de luta, e não se enganem, o Karate só está em foco porque merece esse destaque.

    Hoje o nosso grande representante do Karate no MMA chama-se Lyoto Machida. O mais importante disso é que ele é brasileiro e apesar de também ser faixa-preta de Jiu-Jitsu, afirma ser Karateca, veste kimono, e acaba muitas de suas lutas com apenas um kizami-zuki. Lyoto pratica Karate Shotokan, é filho do Mestre Yoshizo Machida e faz parte de uma família de faixas pretas de karate. Sua postura é de um karateca, o que muito nos orgulha, pois é um guerreiro que demonstra estar totalmente inserido nos padrões filosóficos da arte do Karate.

    O que pretendo afirmar com esse breve texto é, que apesar de muitos maus professores estarem enfraquecendo essa nobre arte de luta por puro fim comercial, não se iludam, o karate é uma forte arte de combate, onde envolve os princípios já ditos acima, mas que possui técnicas, que se treinadas de forma correta, são de extrema eficiência em uma luta real de combate.

    Abaixo alguns atletas campeões do MMA que aderiram o Karate em seus treinamentos diários.

    Se você conhecer mais alguns informe que eu terei o maior prazer de colocá-los em destaque.

    ResponderExcluir