quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

A HISTÓRIA DO KICKBOXING.

O esporte surgiu na década de 70, nos Estados Unidos, quando os caratecas tradicionais estavam cansados das competições que não permitiam um contato pleno, e começaram a adaptar protetores de pé e mão para que os contatos fossem permitidos, só que com pouco risco de lesão.
A modalidade competitiva que recebeu o nome de “Karatê Full Contact” (Karatê de Contato Total), com o passar dos tempos, fez com que estes mesmos atletas começassem a entender que aquela modalidade era um outro tipo de luta, que não tinha nada a ver com o “Karatê de Competição”. Recebeu então o nome de “Full Contact”, que traduzia muito mais o espírito deste novo esporte.
A WAKO (World Association of Kick Boxing Organization) – www.wakoweb.com, fundada em 1971, é a maior sigla mundial deste esporte. Sediada em mais de 105 paises espalhados pelos 05 continentes, possui sede financeira e administrativa em Milão (ITA), tendo como presidente o Dr. Ennio Falsoni.
Em 1974, foi realizado o 1º Campeonato Mundial Amador, em Atlantic City (USA), e aí sim o esporte começou a tomar seu rumo mundial.
Dominique Valera, um dos maiores nomes do Karatê Mundial de todos os tempos, com mais de mil vitórias e vários títulos europeus e mundiais, começou a treinar a modalidade nos Estados Unidos com Bill Wallace e Jeff Smith. No seu retorno à Europa, reestruturou o esporte, chamando-o de Kick Boxing, isto é: chutar boxeando, tornando-o como é hoje, dividido em seis modalidades, a saber:
Musical Forms: A mais bela modalidade do KickBoxing, considerada a Ginástica Olímpica Marcial. Os atletas coreografam movimentos tradicionais das artes marciais com a música utilizando-se de armas ou não.
Semi Contact: Pode ser definido como um combate de técnicas controladas e paradas, sendo os golpes definidos ponto a ponto.


Light Contact: É um combate de técnicas controladas e contínuas, onde os atletas visam tocar o maior número de vezes seu oponente, com a máxima velocidade e o mínimo de potência. Não é válido nocaute.

Full Contact: Nesta modalidade, os atletas podem utilizar técnicas de mão do boxe tradicional e todos os tipos de chutes, que atinjam o adversário da cintura para cima, observando a linha lateral e frontal do tronco e cabeça.

Low Kicks: Possui as mesmas definições de técnicas do Full Contact, acrescido com chutes que atinjam as pernas do adversário, interna e externamente obedecendo à linha do joelho para cima.

Thai Kick K1 Rules: Modalidade de contato pleno que permite todas as técnicas do KBFC e do KBLK, agregando alguns golpes particulares à modalidade, tais como: atacar com chutes as pernas e articulações da mesma lateralmente, giratória baixa de calcanhar, esporão, projeção com a guarda, joelhada e soco giratório.


A WAKO participou dos Jogos Africanos e dos Jogos Asiáticos Indoor em 2007 e já tem a participação confirmada nos Jogos Mediterrâneos Indoor em 2009, dando com isto passos largos vistas ao reconhecimento Olímpico do esporte KickBoxing.
A WAKO é a única sigla mundial reconhecida pelo AIGSF (General Association International Sports Federation - www.agfisonline.com) e com isto detém status de desenvolver, divulgar e fiscalizar a prática do KickBoxing em todo o planeta.

DATAS IMPORTANTES NA HISTÓRIA DO KICK BOXING

1974 – Realizado em Setembro, o 1º Campeonato Mundial de Karatê Full Contact, em Los Angeles (USA).

1975 – Primeiro Título Mundial Profissional, realizado por George Bruckner, em Berlim (ALE) e conquistado por Gordon Franks.

1976 – Na academia de George Bruckner é realizado uma luta entre Dominique Valera e Bill Wallace, com duração de 10 minutos, que consagra a supremacia de Bill “Superfoot” Wallace. É fundada a World Association Of All Style Karate Organizations.

1977 – Setembro é realizado o 1º Campeonato Alemão pela WAKO, em Wolfsburg.

1978 – É realizado o primeiro campeonato Mundial WAKO, com a participação de 18 países, organizado por George Bruckner, em Berlim (ALE).

1979 – O segundo campeonato Mundial é realizado em Tampa – Flórida (USA). A Europa toma conhecimento do grande fenômeno do Full Contact nos Estados Unidos. Daí em diante, a WAKO passa a realizar seus mundiais a cada 2 anos.

1980 – A WAKO deixa de usar a terminologia Karatê Full Contact, passando a utilizar o termo KickBoxing, que passava melhor a idéia do “chutar boxeando”.

1981 – A WAKO tem a sua terminologia ajustada para Word Association Of Kick Boxing Organization.

1983 – O italiano Ennio Falsoni é eleito o presidente da WAKO.

1985 – A WAKO se divide em duas facções: de um lado o presidente George Bruckner e de outro Ennio Falsoni.

1987 – A WAKO é reunificada e Ennio Falsoni é confirmado como presidente único da entidade, com sede em Milão (ITA).

1987 – Primeira participação brasileira em campeonato Mundial, realizado em Munique (ALE).

1990 – Primeira conquista de medalha em campeonato Mundial, realizado em Mestre Di Veneza (ITA), pela equipe brasileira – Paulo Zorello (prata) . No mesmo ano, Paulo Zorello conquista o título europeu de Full Contact pela seleção italiana e ao retornar, começam as atividades da WAKO no Brasil.

1990 – Durante a realização do congresso da WAKO no campeonato Europeu, em Madrid (ESP), fica decidido que a entidade deveria criar sua seção profissional, a WAKO-PRÓ, em duas de suas modalidades – Full Contact e Low Kicks.

1991 – É realizada em Milão (ITA), a primeira disputa de título Mundial Profissional de Full Contact entre o francês Phillipe Coutelas, então Campeão Mundial Amador, e o brasileiro Paulo Zorello, então Campeão Europeu Amador, vencida por pontos pelo brasileiro, tornando-se o primeiro Campeão Mundial Profissional na história.

1991 – Primeira medalha de ouro obtida pelo Brasil em Campeonato Mundial Amador, realizado em Londres (ENG), pela atleta Carla Ribeiro (DF). Ainda em 1991 é realizado o 1º Campeonato Brasileiro, em Brasília (DF), com a organização a cargo de Antonio Flávio Testa.

1993 – Fundada a Confederação Brasileira de Kick Boxing, durante a realização do 3º Campeonato Brasileiro, em Cruz Alta (RS), organizado por Badique Daer. Na ocasião foi eleito por aclamação Paulo Zorello, como presidente.

1993 – Realizada no Brasil a primeira defesa de título Mundial com transmissão ao vivo pela televisão Bandeirantes. Paulo Zorello venceu por K.O. no 7º round o francês Phellip Coutellas.

1994 – A CBKB realiza o 1º Campeonato Panamericano, em Uberlândia (MG), organizado por Hélio Mendes. No mesmo evento Paulo Zorello nocauteia no 4º round o francês Reinald Fucho na defesa de seu título Mundial dos pesados de Full Contact.

1995 – O Brasil participa com uma delegação de vinte e duas pessoas, sendo dezoito atletas, dois árbitros, além do presidente Paulo Zorello e o vice presidente Flávio Testa, no Mundial de Kiev, Ukrânia. André Roubert (RJ) conquista a medalha de prata no Low Kicks até 60 Kg.

1996 - Fundada a Associação Goiana de Kickboxing (AGKB), então a entidade gestora do kickboxing em Goiás.

1996 – Durante o congresso da WAKO no Campeonato Europeu, é decidido que mais duas modalidades fariam parte da WAKO-PRO, o Light Contact e o Semi Contact.

1997 – Durante a realização do congresso WAKO no Campeonato Mundial de Gdansk (POL), fica decidido que o Thai Kick seria incluído às modalidades competitivas da entidade. Daí em diante, a WAKO passa a organizar disputas de Full Contact, Low Kicks, Light Contact, Semi Contact, Musical Forms e Thai Kick, sendo que, somente o Musical Forms participa exclusivamente da divisão amadora.

1998 – É próximo o reconhecimento da WAKO pelo AIGSF (comitê central que estuda a inclusão de novos esportes às modalidades olímpicas existentes). A WAKO conta com 81 nações sendo que 29 delas são reconhecidas pelos Comitês Olímpicos nacionais.

1999 - Wagner Stivi (GO) vence o paulista Arthur Junior e se torna o primeiro goiano a conquistar um titulo brasileiro profissional. (low kicks)

1999 – A WAKO fecha o milênio com 1.200.000 praticantes ao redor do mundo em 89 confederações nacionais nos 5 (cinco) Continentes, realizando campeonatos Mundiais em duas edições – Low Kicks em Kyrgiztan e as demais modalidades em Caorle (ITA).

1999 – A CBKB realiza seu primeiro Campeonato Sulamericano em São Paulo com a presença da Argentina.

2000 - Fundada a Federação Goiana de kickboxing e thai boxing (FGKT) entidade gestora do kickboxing e thaiboxing/muay thai no Estado de Goiás.

2000 - A seleção goiana consegue o terceiro lugar na classificação geral no campeonato brasileiro.

2000 – A CBKB realiza o 2º Campeonato Panamericano em São Paulo.

2001 - Wagner Stivi vence por nocaute o italiano Fabrizio Palermo e se torna campeão mundial profissional, no mesmo ano Stvi vence o italiano Roberto Panni em Roma (italia) pela defesa do titulo mundial.

2001 – A WAKO já está presente em 96 países e 37 destes filiados a seus comitês olímpicos.

2001 – A CBKB realiza a segunda edição do Campeonato Sulamericano, também em São Paulo e contou com a presença das seleções da Argentina e Bolívia.

2001 – A WAKO realiza com sucesso as duas etapas do Campeonato Mundial. O Semi Contact, Light Contact e Musical Forms, foram realizados em Maribor (Slovenia) e o Full Contact, Low Kicks e Thai Kick em Belgrado (Yugoslávia).

2001 – Em Novembro, durante a realização do Mundial de Belgrado, Paulo Zorello retira-se oficialmente dos ringues encerrando sua vitoriosa carreira de 37 vitórias, 30 KO e 1 derrota, tornando-se o campeão mundial profissional a manter o título por mais tempo (10 anos, 8 meses e 24 dias).

2002 - A Federação goiana em parceria com a confederação brasileira de kickboxing realiza em Anápolis-GO o desafio internacional Brasil x Italia.

2002 - Os atletas goianos Sidney dos Santos Hipólito e William Alves Lima ambos de Anápolis, integram a Seleção Brasileira que disputa o Desafio internacional na Itália. William foi o único atleta do Brasil a vencer as duas etapas realizadas nas cidades de Roma/Ita e Bari/Ita.

2002 – A WAKO continua investindo, nas competições profissionais, realizando em média 05 disputas de títulos por mês, ao redor do mundo.

2002 – Budva – Montenegro, antiga Yugoslávia, realiza a terceira edição do Campeonato Mundial Junior.

2002 – A CBKB realiza com sucesso a terceira edição do Campeonato Panamericano de KickBoxing.

2002 – O Brasil fecha o ano com quatro campeões mundiais, fato inédito em sua história. Wagner Stivi (GO) no Low Kicks 56,400 kg, Deucélio Rodrigues (PR) no Low Kicks 58,200 kg, André Roberto Rouberte (RJ) no Low Kicks 60 kg e Moisés “GIBI” Baptista (SP) no Low Kicks 78,100 kg.

2003 – A WAKO realiza com enorme sucesso as duas etapas do Campeonato Mundial amador, sendo uma em Kiev – Ucrânia e a outra em Paris – França.

2003 – O 3º Sulamericano começa a demonstrar o crescimento do esporte no continente. São Paulo recebeu as seleções da Argentina, Peru, Chile, Equador e Bolívia, além dos convidados especiais França e Noruega.

2004 Fev – O ano começa muito forte, principalmente com a apresentação do calendário profissional onde serão transmitidos 08 eventos ao longo de 2004.

2004 Set – Enorme sucesso na realização do 14º Campeonato Brasileiro Adulto e 8º Campeonato Brasileiro Sub 17. Participação record de 370 atletas na cidade de Amparo, interior paulista, com o Rio de Janeiro sagrando-se campeão pela sexta vez.

2004 Nov – O 3º Campeonato Open Panamericano encerra o ano de forma espetacular. Oito países, mais de 300 atletas e transmissão exclusiva pelo BandSports. Brasil é tri-campeão.

2005- Wagner Stivi é nomeado vice-presidente da Confederação Brasileira de Kickboxing.

2005 Mai – Enorme sucesso a realização do 15º Campeonato Brasileiro de KickBoxing e 9º Campeonato Brasileiro Sub 17, onde o Rio de Janeiro se sagra campeão.

2005 Mai - Goiás conquista um histórico segundo lugar no Campeonato Brasileiro de Kickboxing

2005 Ago – O 4º Campeonato Sulamericano de KickBoxing é realizado pela 1ª vez fora do solo brasileiro. Buenos Aires foi a sede e apesar disto o Brasil sagra-se tetra-campeão.

2005 Set – A WAKO realiza com maestria o mundial de Marrocos, nas modalidades Low Kicks, Thai Kick e Musical Forms.

2005 Nov – Agora é a vez da Hungria sediar o mundial nas modalidades de Full Contact, Semi Contact e Light Contact. As duas etapas contaram com a participação de mais de 1300 atletas oriundos de 90 países, representando os cinco continentes.

2006 Jun - o 16° Brasileiro adulto e 10° Sub17, realizado em Niterói – RJ, superou todas as expectativas e coroou o Rio de Janeiro como Octa Campeão nacional.

2006 Jun - Goiás conquista pela segunda vez o vice-campeonato Brasileiro.

2006 Ago - Rogério Peixoto se torna o primeiro goiano a ser campeão brasileiro profissional na modalidade de Thai kick (K1 rules).

2006 Set - O Campeonato Europeu, realizado em Lisboa, Portugal, marcou o inicio do controle anti – dopping na modalidade.

2006 Out – Durante a reunião do Conselho do AIGSF – General Association International Sports Federations (www.agfisonline.com), a WAKO foi reconhecida oficialmente como a única entidade oficial do esporte KickBoxing no mundo.

2006 Nov - O 4° Campeonato Panamericano realizado em Niterói – RJ, marcou a presença inédita do Canadá, EUA e México. No congresso Panamericano realizado no evento, foi fundada a Confederação Panamericana e Paulo Zorello foi eleito presidente.

2006 Dez – São iniciadas as atividades da WAKO Champions League no Brasil. Somente no primeiro mês, dezembro, três eventos foram realizados.

2006 Dez – Deucélio Rodrigues (PR) conquista o Título Mundial Profissional de Thai Kick ao vencer por KO no primeiro round o português Tiago Pereira. Ele e Wagner Stivi (GO) são os dois Campeões Mundiais do esporte no Brasil.

2007 Mai - A CBKB realiza a 17 edição do Brasileirão Adulto e 11 do Sub 17 no Ginásio do Ibirapuera, reunindo representantes de doze estados e mais de 350 atletas.

2007 Jul - O 5º Campeonato Sulamericano Adulto e Sub 17 volta a ser realizado no Brasil, no Ginásio do Ibirapuera e o Brasil conquista o Penta.

2007 Jul/Out - A WAKO dá mais um grande passo rumo a reconhecimento Olímpico participando dos Jogos Africanos e dos Jogos Asiáticos Indoor, posicionando de vez a entidade como a legítima representante mundial do esporte.

2007 Ago - A Federação Goiana de kickboxing e Thai Boxing realiza a 1ª Copa Centro Oeste de Kick Boxing, o evento contou com a participação das equipes do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além de contar com a participação especial dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

2007 Set/Nov - A WAKO realiza suas duas etapas dos Mundiais em Belgrado, Sérvia e em Coimbra, Portugal respectivamente, reunindo mais de 1800 atletas representantes de 80 nações. O Brasil participa das duas edições e conquista uma medalha de bronze com Guto Inocente (DF), no Thai Kick.

2007 - Dez - A Federação Goiana de kickboxing e Thai Boxing realiza a 1ª Copa Goiás de Kick Boxing

2007 Dez - A CBKB reedita a Copa Brasil, somente na modalidade Low Kicks, promovendo uma premiação diferenciada para os participantes. A partir de 2008 o evento passa a fazer parte do calendário oficial e terá outras modalidades.

2007 Dez - A WAKO encerra o ano modificando oficialmente o nome da modalidade ThaiKick para K1 Rules, por exigência do Comitê Olímpico Mundial.

2007 Dez - A CBKB encerra o ano com 37 filados contemplados pelo programa Bolsa Atleta do Ministério dos Esportes, e em quarta colocada no ranking entre todas as entidades esportivas nacionais.

2008 - Nova eleição da Federação Goiana de kickboxing e Thai Boxing mantém Wagner Stivi no cargo de presidente e elege Anderson Kiyoaki para a vice-presidência.

2008 - A Federação Goiana de Kickboxing e Thai Boxing realiza na cidade de Anápolis GO a primeira edição do Open Brazil de Muay Thai e Kick Boxing

Nenhum comentário:

Postar um comentário